Webinar Exportações Agrícolas no pós-pandemia: oportunidades e desafios
Informações e Agenda

Estamos organizando um Webinar para analisar os impactos da pandemia nas exportações agrícolas brasileiras, as adaptações necessárias e medidas adotadas pelo governo e agronegócio brasileiros, assim como para debater as oportunidades e os desafios nos próximos meses e anos. 

Serão quatro painéis nos dias 19 e 20 de outubro de 2020, das 14h às 17h.

Teremos especialistas do governo e agronegócio brasileiros apresentando e debatendo os principais temas relacionadas à exportação agrícola brasileira. 

A ABPA, UNICA e Abrafrutas apoiam a divulgação do evento. 


Dia 19 - Exportações Agrícolas no pós-pandemia: oportunidades

Painel 1: A abertura de mercados agrícolas durante e pós-Covid-19

  • Palestrantes: Jean Marcel Fernandes (MAPA), Carolina von der Weid (Itamaraty), Saulo Nogueira (Acesso)
  • Moderadora: Laís Thomaz (UFG)

Painel 2: A promoção comercial e o e-commerce pós-pandemia

  • Palestrantes: Eduardo Costa (Abrafrutas), Emerson Raiol (Apex-Brasil), In Hsieh (Chinnovation)
  • Moderador: Saulo Nogueira (Acesso)

Dia 20 - Exportações Agrícolas no pós-pandemia: desafios

Painel 3: A imagem do agronegócio brasileiro no exterior 

  • Palestrantes: Grazielle Parenti (ABIA), Alexandre Ghisleni (Itamaraty), Marcello Brito (ABAG)
  • Moderadora: Andréa Veríssimo (Avelã Public Affairs)

Painel 4: A defesa de interesses exportadores do agronegócio 

  • Palestrantes: Eduardo Leão (UNICA),  Luís Rua (ABPA), Bivanilda Almeida Tapias (Adida Agrícola/MAPA)
  • Moderadora: Denilde Holzhacker (ESPM)



Agenda e Palestrantes do Webinar:


Gravação dos Painéis 3 e 4


Artigo do Valor Econômico sobre o debate do painel 3: 

Ataque à imagem do Brasil veio para ficar


Perfil dos Palestrantes

Painel 1

Jean Marcel Fernandes 

Diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos - SCRI/ MAPA

Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Mestrado em Diplomacia - IRBr, Doutorado em Direito Internacional Público pela Universidade de Buenos Aires (UBA), Argentina. Conselheiro, por merecimento, em 29 de junho de 2016. Trabalhou no Ministério do Turismo, Sec.-Executiva do PPI - Presidência da República, Instituto Rio Branco. Missões permanentes nas Embaixadas de Washington, Buenos Aires e Havana; Missões em Paris e Montevidéu.

Saulo Pio Lemos Nogueira 

Sócio - Relações Internacionais - Acesso Internacional

Mestre em Diplomacia Comercial pelo Middlebury Institute of International Studies (EUA), mestrando em Relações Internacionais pela USP e bacharel em Administração de Empresas pela Cardiff University (Reino Unido). Trabalhou por 15 anos em multinacionais (General Motors e Teneo Holdings), think tank (ICONE), consultoria (Acesso) e associações empresariais (ABIMAQ e FIRJAN). Saulo prestou assessoria de relações governamentais para multinacionais e assessoria econômica para governos estrangeiros. Atualmente atua em planejamento de exportação e abertura de mercados estrangeiros para o agronegócio brasileiro; assessoria à Abrafrutas; Cofundador do Instituto de Relações Governamentais - IRelGov. Morou no exterior por 16 anos, onde trabalhou por três anos em organizações internacionais, como nas Nações Unidas (UNIDO), na Embaixada do Brasil em Washington e na Organização dos Estados Americanos (OEA).

Carolina Von der Weid 

Chefe do setor de agricultura e política comercial da Embaixada do Brasil em Londres

Mestre em Relações Internacionais pela PUC-Rio e diplomata de carreira desde 2004. Foi subchefe da Divisão de Produtos de Base do Itamaraty e negociadora do Brasil para temas SPS durante a negociação bilateral para conclusão do acordo comercial Mercosul-UE. Atualmente chefe do setor de agricultura e política comercial da Embaixada do Brasil em Londres.

Mediadora: Laís Thomaz 

Professora-Adjunta de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás - UFG

Professora Adjunta do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás. Doutora e Mestre em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas - Unesp, Unicamp e PUC-SP, com estágio de pesquisa de doutorado na Georgetown University (BEPE/Fapesp). Especialista em Lobbying com formação pelo Public Affairs and Advocacy Institute (PAAI - Washington DC e European Public Affairs and Advocacy Institute (EPAAI - Bruxelas) ambos vinculados a American University, Membro do Conselho de Diretores da Advanced Biofuels USA. Vice diretora da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) da Regional Centro Norte. 

Painel 2

Eduardo Costa 

Diretor-Executivo da ABRAFRUTAS

José Eduardo Brandão Costa é engenheiro agrônomo - UFBA, tem Pós-graduação em Fruticultura tropical - UFLA, MBA em Relações Governamentais - FGV. 

É Consultor da Câmara Setorial de fruticultura do MAPA.


Emerson Raiol 

Gerência de Agronegócios - Apex-Brasil

Bacharel em Relações Internacionais e MBA em Comércio Exterior. Profissional com mais de 08 anos de experiência nas áreas de agronegócio, comércio exterior, promoção internacional, marketing, eventos, assessoria internacional, relações institucionais e cooperação público-privada. Trabalhou no Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) colaborando com a participação do Brasil em exposições internacionais de pesca, alimentos e bebidas.

In Hsieh 

CEO da Chinnovation

In Hsieh é um dos principais especialistas em inovação, e-commerce, startups e investimentos em tecnologia entre Brasil e China. Atualmente é CEO da Chinnovation que acelera negócios de tecnologia e investimentos entre os dois países, e auxilia a entrada de startups chinesas no Brasil. Antes foi Head de E-commerce Latam da Xiaomi, uma das gigantes chinesas de internet, participou do startup do Submarino em 1999 e ainda fundou suas próprias startups, como Baby.com.br, eleita melhor startup do ano pela revista PEGN.

Mediador: Saulo Pio Lemos Nogueira 

Sócio - Relações Internacionais - Acesso Internacional

  * Ver acima *

Painel 3

Alexandre Ghisleni 

Diretor do Departamento de Promoção do Agronegócio - DPAgro / MRE

Alexandre Peña Ghisleni é diplomata de carreira. Já serviu na

Missão do Brasil junto às Nações Unidas e demais Organizações

Internacionais em Genebra e nas Embaixadas do Brasil em

Washington e Havana. Exerce desde janeiro de 2019 a direção do Departamento de Promoção do Agronegócio do Ministério das Relações Exteriores.

Grazielle Parenti 

Presidente do Conselho Diretor da ABIA

Com 25 anos de experiência em Assuntos Corporativos e Governamentais e Marketing, Grazielle é formada em Administração de Empresas pela GV e possui MBA com ênfase em Marketing na FIA/USP e pós-graduação em Políticas Públicas na FGV. Trabalhou na Diageo como Diretora de Relações Corporativas para o Brasil, Paraguai e Uruguai (desde 2011), foi responsável por assuntos públicos e governamentais, comunicações interna e externa e responsabilidade social; na Mondelez, atuou como Diretora de relações corporativas, responsável pela comunicação corporativa e relações governamentais para Brasil e governamentais para América Latina; atualmente é Diretora global de relações institucionais da BRF, liderando um time multidisciplinar e multicultural em todos os principais mercados, e é Diretora do Instituto BRF. Também é Presidente do Conselho da ABIA - Associação Brasileira da Indústria de Alimentos e conselheira em associações de classe, tais como ABA - Associação Brasileira de Anunciantes e ABPA - Associação Brasileira de Proteína Animal. Em 2019, foi reconhecida como uma das profissionais mais admiradas de relações institucionais e governamentais do Brasil; Líder do grupo do agronegócio do Conselho Empresarial dos BRICS e chairwoman do Women Business Alliance dos BRICS.

Marcello Brito 

Presidente da ABAG

Engenheiro de alimentos com várias especializações e MBAs em comércio internacional e estratégia de gestão do comércio internacional. Atualmente está presidente da ABAG - Associação Brasileira do Agronegócio, vó-facilitador da Coalizão Brasil, Clima, Floresta e Agricultura. É membro de conselhos em empresas privadas e organizações da sociedade civil no Brasil e no exterior.


Mediadora: Andréa Veríssimo 

CEO da Avelã Public Affairs e Avelã Big Data

Médica veterinária especializada em public affairs, com Mestrado em Administração Rural na Nova Zelândia e Pós-MBA em Liderança. Foi responsável pela imagem internacional da carne brasileira, gerenciando o programa 'Brazilian Beef' da ABIEC / Apex-Brasil. Promove tecnologias de aumento de produtividade e organiza plataformas de big data de vários setores do agronegócio.

Painel 4

Eduardo Leão 

Diretor-Executivo da ÚNICA

Eduardo Leão de Sousa é Diretor-Executivo da UNICA (Associação Brasileira da Indústria de Cana-de-Açúcar) desde setembro de 2007. De 2003 a 2007, foi Economista Sênior do Banco Mundial em Washington, DC. Antes disso, trabalhou no Ministério da Fazenda como Coordenador-Geral de Produtos Agrícolas e Agroindustriais e foi também Chefe do Departamento Econômico da FAESP (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo. É engenheiro agrônomo, Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo e com especialização em Relações Governamentais (FGV).

Luís Rua 

Gerente de Acesso e Inteligência de Mercados - ABPA

Graduado em Relações Internacionais e Economia, Luís Rua é mestre em Economia Internacional pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (Portugal) e doutorando do Programa Global Studies da Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Em sua trajetória, Rua acumula experiências em grandes empresas e organizações públicas. Foi Gerente de Relações Corporativas da BRF S.A. para a América Latina (com sede na Argentina), além de Vice-Presidente do Departamento de Comércio Internacional da Câmara de Comércio Brasil-Argentina (CAMBRAS) e Diretor do Grupo Brasil, na Argentina. Atuou, ainda, no Instituto de Desenvolvimento Gerencial (atual FALCONI) e teve passagens pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal e pela Secretaria de Cooperação Internacional da Prefeitura Municipal de Campinas.

Bivanilda Almeida Tapias 

Adida Agrícola na Embaixada do Brasil na Cidade do México

Eng.ª agrônoma com MS e DSc em Fitopatologia com ênfase em Biotecnologia. É auditora fiscal federal agropecuário do MAPA. Foi Adida na Argentina (2010 e 2014); tem experiência na área do agronegócio (negociação e comercio internacional de agroindústria), atuando principalmente nos seguintes temas: propriedade intelectual, articulação institucional, biotecnologia, fitossanidade e comercio exterior.


Mediadora: Denilde Holzhacker 

Professora da ESPM

Doutora em Ciência Política pela USP (2006). Foi Professora Visitante no Bentley University (EUA) (2007-2008); participou do Global Fellow Program (2007-2009) do Institute for Higher Education (EUA); foi coordenadora do curso de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco (2012-13). Pesquisadora-associada do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NUPRI) da USP (desde 1994); Professora do Centro de Liderança Pública (CLP), desde 2016, e é professora do Master em Gestão Pública também do CLP; Professora e responsável pela Minor de Rel Gov no curso de Relações Internacionais da ESPM; Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios Americanos (NENAM-ESPM) e do Laboratório de Monitoramento Legislativo (Legislab-ESPM); ampla experiência em política na América Latina, política externa brasileira, negociações comerciais, opinião pública e diplomacia pública.