SEM Barreiras
Sistema Eletrônico de Monitoramento de Barreiras às Exportações Brasileiras

O Governo Federal lançou em novembro de 2017 o sistema Sem Barreiras com o objetivo de monitorar de maneira eletrônica as barreiras comerciais impostas às exportações brasileiras. O Sistema Eletrônico de Monitoramento de Barreiras às Exportações Brasileiras - Sem Barreiras pode ser acessado por qualquer empresa ou entidade setorial ou empresarial com atividades de comércio exterior: sembarreiras.gov.br

O sistema contempla a colaboração entre o setor privado e o governo brasileiro para identificar as barreiras comerciais que dificultem ou impedem as exportações brasileiras. Após uma análise pelos respectivos Ministérios, propostas são elaboradas para negociar tais barreiras, junto aos governos estrangeiros. 

Apesar de ser coordenado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o sistema foi elaborado junto com o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Tendo desenvolvido o primeiro banco de dados brasileiro de barreiras comerciais, o Barreiras de Acesso, a Acesso apoia a iniciativa governamental e estamos à disposição para ajudar no manuseio do sistema, assim como na pesquisa e análise de barreiras comerciais.