Saulo Nogueira
Perfil em destaque

Saulo Pio Lemos Nogueira é especialista em comércio internacional, relações governamentais e investimentos estrangeiros.

Saulo trabalhou na Áustria, Alemanha e Estados Unidos por 3 anos e 15 anos no Brasil.
Em linha com a formação de um Diplomata Comercial, Saulo trabalhou em multinacionais (General Motors e Teneo Holdings), consultorias (ICONE e Acesso Internacional), organizações internacionais (OMC, UNIDO e OEA) e associações empresariais (ABIMAQ e FIRJAN). Ele é o único brasileiro com formação e experiência profissional internacionais que tenha defendido diferentes empresas, entidades e organizações em questões de comércio internacional e relações internacionais.

A atuação do Saulo em temas e entidades inovadoras:

  • completou o 1° mestrado, no mundo, em Diplomacia Comercial
  • trabalhou no 1° think-tank de comércio internacional no Brasil (ICONE)
  • escreveu o 1° livro na América Latina sobre Diplomacia Comercial
  • desenvolveu o 1° website sobre barreiras comerciais aplicadas às exportações brasileiras ('Barreiras de Acesso')
  • criou o 1° instituto de Relações Governamentais: IRelGov (junto com cinco colegas)
  • lecionou o 1° curso de Diplomacia Comercial no Brasil.

Formação

Bacharel em Administração de Empresas (Cardiff University) -Revalidado pela UFMG

Mestrado em Diplomacia Comercial (Middlebury Institute of International Studies)

Mestrado em Relações Internacionais (USP)

Cursos Executivos: Relações Governamentais no Brasil -Insper; União Europeia: política -Insper; ASEAN - Sudeste Asiático: comércio exterior -Sebrae.

Saulo trabalhou nas Nações Unidas -ONU, Embaixada do Brasil em Washington -MRE, na Organização Mundial do Comércio -OMC, e na Organização dos Estados Americanos -OEA. Também foi convidado a trabalhar para a Delegação da União Europeia em Brasília, o governo do Reino Unido, o governo da Áustria e o governo do Canadá. 

Áreas de Atuação

* Relações Internacionais e Defesa de Interesses: traduz demandas e pleitos empresariais à realidade da gestão pública e do contexto político e econômico. Representa a Abrafrutas nas reuniões da CEB e CFB - CNI.

* Relações Governamentais: assessorou a Nike, Goodyear, McDonalds, Dow Chemical, entre outras, para resolver questões de investimentos estrangeiros, política pública, advocacy, importações e medidas regulatórias. Após um curso de Relações Governamentais no Brasil (Insper), criou, junto com cinco colegas, o Instituto de Relações Governamentais (IRelGov).

* Comércio Internacional: assessoria em comércio internacional, questões regulatórias (barreiras comerciais -TBT e SPS), análise econômica e negociações comerciais. Coordenou vários projetos em um think-tank, em comércio internacional da agricultura, inclusive na China e Ásia. Especialista em negociações comerciais (inclusive Mercosul-União Europeia); Agronegócio e Ásia. Nos últimos anos, trabalhou em consultorias e entidades empresariais, visando a abertura de novos mercados estrangeiros e resolver obstáculos regulatórios.