Abertura Regulatória de Mercados
Remoção de Barreiras Não-Tarifárias
Abertura Regulatória de Mercados Estrangeiros (ARME)
A Acesso oferece um serviço exclusivo de abertura regulatória de mercados para as exportações brasileiras. Esse serviço vem sendo elaborado e aprimorado ao longo dos anos para negociar e remover as barreiras não-tarifárias (técnicas, sanitárias e fitossanitárias) enfrentadas pelos exportadores brasileiros.

Ao passo que os países criem novos regulamentos e medidas sanitárias e técnicas para produtos vendidos em seus mercados, cresce a necessidade de os exportadores brasileiros adaptarem seus produtos para tais mercados. Quando tais regulamentos e exigências tornam-se desnecessariamente rigorosas (ou exageradas), o exportador precisa analisá-las para entender se há como questioná-las, assim mantendo seu market share no exterior ou criando novas oportunidades de exportação.
Para tanto, a Acesso atua nessa questão, analisando tais barreiras, criando estratégias para questioná-las e trabalha na defesa de interesses do setor exportador. Estas são as etapas típicas desse trabalho:
- Identificação e qualificação da exigência/regulamento estrangeiro
- Análise da barreira comercial e detalhamento do vício regulatório
- Elaboração de relatório e pleito a ser apresentado ao governo brasileiro
- Planejamento das atividades a serem implementadas no Brasil e no exterior
- Acompanhamento do pleito e Defesa de interesses nas entidades relacionadas
As etapas podem variar dependendo do produto ou setor. Entretanto, tais etapas são essenciais para garantir que o esforço não tenha percalços técnicos ou dilemas diplomáticos ou políticos.
Um erro comum do setor privado é acreditar que cabe ao governo brasileiro todo o processo de negociação e/ou remoção dessas barreiras. A verdade é que a atuação conjunta entre o setor privado e o governo é o caminho mais eficaz e efetivo. Observa-se essa metodologia estratégica nos países desenvolvidos, como nos Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Canadá, União Europeia, entre outros.
Se a sua empresa ou setor enfrenta barreiras comerciais no exterior, entre em contato conosco:
equipe@acessointernacional.com.br